
Embora o Royal Rumble e a WrestleMania roubem a cena como os principais eventos da WWE no início do ano, o Elimination Chamber, que em 2026 será realizado em 28 de fevereiro, em Chicago, Illinois, sempre teve um peso de grande importância. Normalmente, é neste evento que os últimos nomes garantem sua participação no Showcase of Immortals.
No entanto, o evento nem sempre teve este nome, pois o combate dentro da temida estrutura começou em outros eventos. Por exemplo, a primeira edição do combate nasceu em 2002, no Survivor Series, vencida por Shawn Michaels, que na época se tornou o novo WWE Champion.
Somente em 2010, o evento recebeu o seu atual nome, substituindo o No Way Out, que foi realizado até o ano de 2009.
Conforme dito acima, o evento é de grande importância e três momentos inesperados fizeram com que o mesmo entrasse para a história da WWE. Siga abaixo:
3 – WWE No Way Out 2009 (RAW Elimination Chamber Match)
Em 2009, algo inédito ocorreu e entrou para a história. Edge, na época detentor do WWE Championship, originalmente estava escalado para a SmackDown Elimination Chamber Match, com o seu título em jogo.
Para a surpresa de todos, o Rated-R Superstar foi o primeiro a ser eliminado, durando poucos minutos dentro da estrutura. Triple H acabou se tornando o vencedor e o novo campeão.
No entanto, desesperado e inconformado com o ocorrido, Edge, antes da RAW Elimination Chamber Match ter início, atacou Kofi Kingston, um dos participantes do combate, e roubou o seu lugar. O combate era válido pelo World Heavyweight Championship, na época com John Cena.
Edge se recuperou completamente e saiu com a vitória, se tornando o novo World Heavyweight Champion, entrando para a história.
2 – WWE Elimination Chamber 2010 (SmackDown Elimination Chamber Match)
2010 é um dos anos que, pelo menos para mim, está entre os melhores da história da WWE. Na época, Shawn Michaels queria uma revanche da WrestleMania XXV contra The Undertaker na WrestleMania XXVI, porém o Deadman, então World Heavyweight Champion, recusava o desafio veementemente.
No entanto, na SmackDown Elimination Chamber Match daquele ano, The Undertaker colocou o seu título em jogo dentro da estrutura. Apesar de toda a pressão, ele se encaminhava para vencer. Chris Jericho era o seu último oponente.
Nos momentos finais da luta, porém, Shawn Michaels surgiu da parte de baixo da estrutura, atacando The Undertaker com um Sweet Chin Music, abrindo caminho para a vitória de Jericho.
A partir dali, a rivalidade histórica entre ambos teve início, culminando na aposentadoria de Michaels no Showcase of Immortals.
1 – WWE Elimination Chamber 2025 (Men’s Elimination Chamber Match)
Para fechar, vamos para algo mais recente, ligando a nossa máquina do tempo para 2025. John Cena venceu a Men’s Elimination Chamber Match, se tornando o novo desafiante ao Undisputed WWE Championship, na época com Cody Rhodes.
Rhodes apareceu após a vitória de Cena para cumprimentá-lo e selar um dos principais combates da WrestleMania 41. Porém, The Rock e Travis Scott, que haviam feito a infame proposta uma semana antes para Rhodes vender a sua alma, apareceram em busca de respostas. Rhodes, como era de se esperar, recusou a proposta.
No entanto, no momento em que recebeu um abraço de Cena, acabou sendo traído de forma indecente, com um golpe baixo. Ali, Cena finalmente realizava o seu aguardado heel turn, algo muito pedido por todos em seu último ano nos ringues da WWE.
Cena conquistou o título na WrestleMania 41, justamente com a ajuda de Scott, encerrando um reinado de pouco mais de um ano de Rhodes. The Rock, porém, desde a aparição no Elimination Chamber, nunca mais voltou à WWE.